312346
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará em Mato Grosso no próximo sábado, dia 23 de maio, para participar do lançamento do programa Solo Vivo e realizar a entrega de máquinas agrícolas voltadas à agricultura familiar. A cerimônia está marcada para as 10h, no Assentamento Santo Antônio da Fartura, localizado na zona rural de Campo Verde (a 137 km de Cuiabá).
O evento contará com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), um dos idealizadores do programa. De acordo com o Governo Federal, o Solo Vivo é uma iniciativa que busca fortalecer a agricultura familiar por meio de práticas sustentáveis, promovendo segurança alimentar nas comunidades rurais.
Durante a solenidade, produtores da reforma agrária e agricultores familiares da região receberão máquinas e equipamentos agrícolas. A medida faz parte dos investimentos do governo federal para fomentar a produção rural sustentável e reduzir desigualdades no campo.
O ministro Fávaro explicou que o projeto já está em desenvolvimento em dez assentamentos rurais do estado. “O foco é realizar diagnósticos do solo e adotar medidas que aliem vocação agrícola, ciência e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento nas pequenas propriedades”, destacou.
Lula também deve anunciar novas medidas de incentivo à agricultura familiar, com foco no combate à pobreza rural, ampliação da assistência técnica e geração de renda no campo. Ao todo, serão destinados R$ 42,8 milhões ao Solo Vivo para atender municípios como Alto Araguaia, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos.
O programa conta com a parceria do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso (Fetagri) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do IFMT (FNADIF).
Essa será a segunda visita de Lula a Mato Grosso em 2025. Em abril, o presidente esteve na aldeia Piaraçu, em São José do Xingu, onde se encontrou com o cacique Raoni e discutiu pautas ligadas à preservação ambiental e aos direitos dos povos indígenas.
Comentários: q5l62