Spz Online - Sempre Ligado na Notícia 5t4q58

Quinta-feira, 22 de Maio de 2025

Análises 3y5r64

Lideranças de Sapezal buscam viabilizar representatividade em 2026, com foco na ALMT e Câmara dos Deputados 61168

Atualmente, cinco nomes estão sendo sondados para representar Sapezal e, consequentemente, a região que inclui os municípios de Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio e Comodoro. Desses, quatro são cogitados para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e um para a Câmara dos Deputados. 306p5w

Jean Borsatti
Por Jean Borsatti
/ 305 os
Lideranças de Sapezal buscam viabilizar representatividade em 2026, com foco na ALMT e Câmara dos Deputados
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem 5v342h
Máximo 600 caracteres.

Com o término das Eleições Municipais de outubro de 2024, partidos políticos, grupos econômicos e sociais, e lideranças políticas iniciam as articulações para viabilizar candidaturas para as Eleições de 2026, que elegerão o presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. 5m3e5j

Este é o momento para iniciar os debates e articulações em torno da viabilidade de candidatos regionais, principalmente para os cargos de deputado federal e deputado estadual. Em Sapezal, nunca na história o município conseguiu eleger um representante para essas cadeiras, nem mesmo chegou perto disso.

Se depender de algumas figuras políticas locais, em 2026 o objetivo será, ao menos, garantir que um candidato de Sapezal tenha uma boa performance na disputa eleitoral.

Leia Também:

Atualmente, cinco nomes estão sendo sondados para representar Sapezal e, consequentemente, a região que inclui os municípios de Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio e Comodoro. Desses, quatro são cogitados para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e um para a Câmara dos Deputados.

Um dos nomes mais comentados para essa tentativa ousada é o do empresário Vando Bianchi (PL), que pode ser o escolhido para disputar uma cadeira na Assembleia. Vando é presidente do Partido Liberal (PL) de Sapezal e chegou a ser pré-candidato a prefeito no município. Com boa relação com figuras políticas estaduais, Bianchi pode ser uma opção a ser analisada para essa jornada.

Outro nome bastante discutido é o do ex-prefeito Valcir Casagrande (União). Embora tenha deixado o cargo de prefeito em dezembro de 2024, Casagrande parece ter se apaixonado pela política e, segundo fontes próximas, vê com bons olhos a possibilidade de candidatura. Com uma votação expressiva em Sapezal quase garantida, ele precisará buscar apoio de outras lideranças do estado para ampliar sua base de apoio.

A ex-vereadora Zildinei Panta (PL), que durante uma entrevista no final de dezembro assumiu, em tom de brincadeira, que poderia se candidatar a uma vaga na ALMT, também é uma das opções. Fontes próximas garantem que essa possibilidade vai além de uma simples brincadeira. De fato, a empresária e dentista considera seriamente a candidatura, dependendo apenas de um empurrãozinho para se lançar oficialmente.

Outro nome sondado é o da recém-eleita vereadora Bárbara Sachetti (Republicanos), que já tem experiência com outro mandato na Câmara de Sapezal, de 2017 a 2020. Outro ponto que chama atenção em relação a Bárbara é que seu tio, Adilton Sachetti, já foi uma figura forte da política mato-grossense. Apesar de estar mais afastado nos últimos anos, Adilton ainda possui bastante influência no cenário político.

O vereador Antônio Rodrigues (PP) também ite a possibilidade de se candidatar a deputado federal. Rodrigues, que foi reconduzido à presidência da Câmara de Sapezal, é visto como um político habilidoso, capaz de articular uma candidatura. Outro ponto favorável é sua ligação com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri).

De maneira geral, ainda é cedo para bater o martelo sobre as candidaturas para o ano de 2026. Porém, se Sapezal realmente deseja conquistar uma cadeira, seja na ALMT ou na Câmara dos Deputados, será necessário começar as articulações desde já, pois apenas assim será possível ganhar espaço para disputar uma dessas vagas.

Um ponto importante é que, para que isso não se torne apenas um "sonho de uma noite de verão" ou uma patuscada, será necessário unir forças em torno de um único nome que represente toda a região. De nada adiantará lançar mais de um candidato da região. Se isso ocorrer, a região do Parecis continuará sem representatividade, especialmente na ALMT.

Comentários: q5l62
Jean Borsatti

Publicado por: o846

Jean Borsatti 412e65

Jean Borsatti é jornalista, tem 31 anos e é diretor de redação do Spz Online. Trabalha na imprensa desde 2009 e desde 2020 comanda o Spz Online

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )