Durante sessão istrativa realizada nesta quinta-feira (22), o Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) escolheu, por unanimidade, a juíza Juanita Cruz da Silva Clait Duarte para ocupar o cargo de desembargadora, com base no critério de antiguidade. 31215a
A magistrada assume a vaga deixada pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que se aposentou no último dia 5, ao completar 75 anos, idade-limite para permanência no cargo conforme a legislação vigente.
Concorreram à promoção os juízes Abel Balbino Guimarães, Ester Belém Nunes e Sérgio Valério. Contudo, Juanita Cruz foi a escolhida por ter o maior tempo de carreira na magistratura, à qual ingressou em 1992.
A cerimônia de posse da nova desembargadora está agendada para a próxima segunda-feira (26), às 10h, no Plenário 1 do TJMT.
Em declaração após a eleição, Juanita definiu sua nomeação como um marco em sua trajetória: “É a coroação de uma carreira. São 33 anos de estudo, dedicação e respeito à magistratura, ao Ministério Público, à advocacia e, principalmente, às partes, que são a razão da nossa existência para julgar”.
A juíza também compartilhou sua visão sobre o exercício da magistratura: “Julgar com base nas provas dos autos, mas também com a sensibilidade de quem compreende a necessidade de cada parte, sempre respeitando os princípios legais do Direito”.
Durante a sessão, o desembargador Marcos Machado homenageou a nova integrante da Corte com a leitura do texto intitulado “Não desista, agradeça!”, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição ao Judiciário mato-grossense.
Comentários: q5l62