Escrevo este texto com senso de muita responsabilidade, ao mesmo tempo amor, fruto da minha atuação entre os jovens da Capital, intensa e com muita história e resultados, além de amizades eternas. 1n71g
Foi minha melhor escola para tomada de consciência e politização, me levando a compreender as necessidades e demandas de cada jovem, dos 16 aos 29 anos de idade.
Por isso, quando estudante universitário, ocupando cargos no Diretório Central dos Estudantes, na União Estadual dos Estudantes e União Nacional dos Estudantes, trabalhei com todas minhas energias:
Pela manutenção do e-livre estudantil; Contra o aumento das tarifas para todos trabalhadores; Pelo congelamento do aumento de mensalidades na rede privada; Investimentos na UFMT e UNEMAT, com abertura de novos cursos e campus; Além de ampliação da política de assistência estudantil.
Nós, minha geração, conseguimos ter êxito em tudo isso e mais, como ampliação do PROUNI e REUNE, que deu o à universidade para milhares de cuiabanos.
Quando me formei em Direito e ei no exame da OAB, novo à época, me dispus a participar da Comissão dos Jovens Advogados, participando ativamente do projeto OAB Vai a Escola.
Também fui convocado para ser o representante jovem para colaborar com a construção do Sistema Nacional de Juventude e PROJOVEM, bem como coordenar a primeira Conferência Estadual de Juventude, para formulação e execução de políticas públicas.
Enfim, vou ficar por aqui, tinha muito mais atividades para comentar, porém vou direto ao ponto.
Há 20 anos milito na política. Conheço bem todos seus atores. Neste segundo turno, sem entrar no mérito de quem cometeu mais erros do que o outro, entretanto mirando na capacidade de gestão e governança, concomitantemente com abertura para o diálogo, não tenho dúvida alguma, com Emanuel de um lado e Abílio de outro, é óbvio que Emanuel Pinheiro é muito mais relevante para os estudantes e jovens cuiabanos, igualmente ível para ouvir e conversar, sobre pautas dos jovens e estudantes.
Por isso, com toda trajetória de luta por esses coletivos, é que digo: apoio Emanuel Pinheiro, 15, para prefeito, sem medo de errar, tampouco de ser feliz. E cobrarei ele em nome desse segmento.
Quem é Paulo Lemos? Advogado especialista em Direito Público istrativo, com Ênfase em Planejamento e Improbidade istrativa, ex-Ouvidor da Defensoria Pública, Presidente do Conselho Nacional das Ouvidorias das Defensorias, Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública, Diretor da União Nacional dos Estudantes, vinculado a redes nacionais de juristas, como a RENAP e o Fórum Justiça, Coautoria em Livro publicado em português e espanhol, Professor Universitário e Educador Popular.
Paulo Lemos é advogado
Comentários: q5l62