Spz Online - Sempre Ligado na Notícia 5t4q58

Quinta-feira, 22 de Maio de 2025

Tô On 3o6x9

Família tradicional de Mato Grosso doou leitos de semi-intensiva e não UTI como divulgado pela imprensa 52v36

Em março de 2020 a notícia de que 10 leitos de UTI seriam doados para Sapezal ganhou os noticiários 4h2j4v

Spz Online
Por Spz Online
/ 918 os
Família tradicional de Mato Grosso doou leitos de semi-intensiva e não UTI como divulgado pela imprensa
Hospital e maternidade Santa Joana (Foto: Ilustrativa)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem 5v342h
Máximo 600 caracteres.

Da Redação 4o6k36

A situação da pandemia do novo coronavírus vem preocupando as autoridades sanitárias em todo o país. Um ano depois do início da pandemia em março de 2020, a situação no Brasil atingiu patamares piores que em agosto de 2020, mês em que foram registrados grandes números em decorrência da doença.

Sapezal não é diferente, apesar da classificação de risco estar como moderada, um número em especial preocupa as autoridades. São justamente aqueles que estão internados em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Leia Também:

De acordo com o mais recente boletim informativo divulgado pela Secretaria de Saúde no dia 26 de fevereiro, Sapezal possui atualmente 10 pacientes internados em leitos de UTI. Esse número somente foi atingido em agosto de 2020, quando a cidade atingiu esse número por pelo menos 6 dias daquele mês.

Um fato que chama bastante a atenção, é que apesar das matérias publicadas em sites de notícias e amplamente divulgada pela imprensa mato-grossense, de que uma família de grande influência em todo o Estado iria realizar a doação de 10 leitos de UTI para Sapezal, isso não teria acontecido.

Segundo informações, Sapezal hoje não conta com leitos de UTI, todos os pacientes que necessitam desse tipo de leito são encaminhados para outras cidades. O que acontece é que de fato a família realizou doações de leitos, porém de semi-intensivos, ou seja, os leitos doados e amplamente divulgados como UTI na verdade não atende os pacientes considerados mais graves.

É importante ressaltar que os leitos de semi-intensivo são importantes para a cidade, pois desta forma, casos moderados da doença, que não necessitam de UTI podem permanecer na cidade.

As internações em UTI ocorrem principalmente em pacientes com quadro clínico crítico e bastante instável. Na maioria das vezes, elas necessitam de e ventilatório com respiradores e altas doses de medicamentos para controlar a pressão arterial e a frequência cardíaca. Há, ainda, o uso de dispositivos para estabilizar pulmão, coração e rins. Pode ser necessário também diálise para eliminar resíduos e excesso de fluidos do sangue.

Já as internações em unidades de terapia semi-intensiva atendem, geralmente, pacientes que estão em processo de estabilização ou em estado de saúde não muito grave, mas que requer observação e monitorização contínua. No Santa Joana, quase sempre essas internações estão relacionadas a casos de gestações de alto risco em consequência de problemas como hipertensão específica da gravidez (pré-eclâmpsia), diabetes gestacional, doenças da tireoide, trombofilia, rotura prematura de membranas, trabalho de parto prematuro e alteração do crescimento fetal e de sua vitalidade 

(Fonte: Site oficial Santa Joana Hospital e Maternidade)

Portanto, apesar da divulgação maciça da imprensa em afirmar que seriam doados leitos completos de UTI para Sapezal, isso não ocorreu. Uma matéria publicada pelo conceituado jornal Diário de Cuiabá no dia 26 de março de 2020, afirma que a cidade receberia os leitos de UTI completos e ainda outros insumos.

Ainda de acordo com a matéria, o próprio ex-ministro da Agricultura e ex-governador de Mato Grosso Blairo Maggi, teria afirmado a doação em um grupo de Whatsapp. "Em grupo de WhatsApp, o ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), informa que, além dos leitos, foram adquiridos testes de detenção rápida da Covid-19 e máscaras, luvas e aventais." afirmou a matéria.

 

Comentários: q5l62
Spz Online

Publicado por: o846

Spz Online 4g3q35

Notícias direto da redação do Spz Online

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )