Da Redação 4o6k36
A Prefeitura de Cuiabá autorizou que os feirantes retomassem os trabalhos mesmo sem um decreto que autorize formalmente a volta dos profissionais ao trabalho. Os feirantes reabriram suas barracas nesta sexta-feira (31) em pelo menos três bairros da capital.
Estes profissionais estavam sem trabalhar a cinco meses devido as medidas impostas no combate a pandemia do novo coronavírus, desta forma os profissionais dos bairros Jardim Imperial, Grande A e Parque Cuiabá reabriram tomando algumas medidas de segurança.
Apesar dos fiscais da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e da Secretária de Ordem Pública de Cuiabá terem ido até o local e informado que as atividades continuam proibidas os feirantes não foram impedidos de atuar. Não houve nenhum tipo de proibição por parte dos fiscais que apenas orientaram os profissionais quanto as medidas de segurança que deveriam ser tomadas.
Já a Prefeitura de Cuiabá informou no início da noite que deverá liberar a atividade de forma excepcional para as feiras que funcionarem com o horário reduzido, além disso, a prefeitura informou que as feiras iriam funcionar nesta sexta-feira para evitar que os comerciantes tivessem prejuízos. “A gestão, marcada pela humanização, é solidária a situação da categoria de feirantes e trabalhadores informais e, diante disso, e pelo fato de não ter sido constatado aglomerações nos locais, excepcionalmente, ad feiras irão funcionar com horário reduzido nesta sexta-feira (31), para evitar prejuízo financeiro aos feirantes, que estão adotando medidas como o uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel aos clientes, entre outros cuidados” escreveu em nota.
Outra medida que estava sendo tomada pelos feirantes era o revezamento, evitando assim aglomerações, além disso, menos da metade das barracas estavam em funcionamento.
Existe a possibilidade do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) editar um decreto que autoriza o funcionamento já na próxima segunda-feira (03), porém, enquanto o decreto não ser publicado a atividade continua proibida.
Comentários: q5l62